Search
Evento de Ferromodelismo na cidade de Garça

1ª Exposição de Ferromodelismo na cidade de Garça

0 Flares 0 Flares ×

A Prefeitura Municipal de Garça por meio da Secretaria Municipal de Cultura apresenta de 02 a 31 de agosto na Galeria Municipal “Edith Nogueira Santos”, a 1º Exposição de Ferromodelismo em parceria com a AGFEMF – Associação Garcense de Ferromodelismo e Memória Ferroviária. Esta é uma grande oportunidade de resgatar a história deste setor de transporte.

João Julião, diretor do Museu e da Galeria de Exposições, salienta que estarão em exposição, fotos antigas da estação de Garça, modelos réplicas de locomotivas, carros de passageiros e vagões de carga, além da história do ferromodelismo contando o surgimento deste hobby, maquete com um trem circulando e filmes sobre a ferrovia brasileira.

“Trata-se de uma exposição pedagógica que através de maquetes e fotos conta a história das linhas férreas do mundo, do Brasil, bem como do município enquanto ativa”, explica Cléber Ragaci, integrante da Associação e apaixonado pelos trens.

Segundo ele, ferromodelismo é o hobby que se destina a reproduzir em escala as ferrovias, trens e tudo mais que pode ser visto ao longo de uma linha férrea, como pontes, estruturas, riachos, montanhas, sinais, etc. Incluindo também até mesmo a reprodução da movimentação ferroviária, como a formação de composições, manobras, engates e desengates e muitas outras operações ferroviárias, procurando obter em tudo isso o maior realismo possível.

O ferreomodelista pode escolher a companhia ou época que mais lhe agrada para reproduzir em sua maquete, como a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil – NOB, Companhia Paulista de Estradas de Ferro – CP, Estrada de Ferro Sorocabana – EFS.

Os grandes responsáveis pela criação deste hobby foram os alemães e ingleses. Em 1935, foi lançado por um fabricante alemão “TRIX” o primeiro trem de mesa em escala OO (1/76) muito parecido com a escala HO (1/87) sendo está última a mais praticada no Brasil e no mundo.

A entrada é franca e o agendamento das escolas municipais, estaduais e particulares deve ser feito pelos telefones: (14) 3471-3365 / 3471-0210.

A Galeria Municipal está localizada à Rua Minas Gerais, 180, centro. Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 8:00h às 11h e das 13h às 17h. Horário especial de funcionamento nos dias 06 e 13/08 (sábados), das 9 às 15h, e nos dias 07 e 14/08 (domingo) das 15 às 18h.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×