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A origem do apito nas locomotivas

A origem do apito das Locomotivas

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No principio de 1833 a maquina Samson, do caminho de ferro de Leicester a Swamington, esmagou na passagem de nivel de Thornton uma carroça puxada por um cavalo e que vinha cheia de hortaliças e ovos para o Mercado de Leicester.

O maquinista avisou tocando a corneta, que se usava nessa época, sem conseguir assustar o cavalo e nem avisar o carroceiro.

A carroça foi colhida pelo trem e arremessada a distancia. As 80 duzias de ovos que eram transportadas, transformaram-se em uma verdadeira “gemada”.

O referido acidente provocou grande impressão ao publico e no mesmo dia, Ashvem Bragster, diretor da linha, dirigiu-se a Alton Grange, onde residia o celebre Jorge Stephenson, que era o administrador e maior acionista da companhia, para falar-lhe a respeito. Bragster perguntou-lhe se não seria possivel colocar na máquina um apito movido pelo vapor.

“A ideia é excelente”, respondeu Stephenson, “experimentaremos e veremos o resultado”.

O primeiro dos apitos foi feito por um fabricante de instrumentos musicais de Leicester e deu tão bom resultado que o Conselho de Administração do Caminho de Ferro resolveu que todas as locomotivas da companhia teriam apitos idênticos.

Antes disso, porem, foi preciso pagar o cavalo, a carroça, as hortaliças e as 80 duzias de ovos. Assim, o apito das locomotivas teve por origem uma gemada de 960 ovos.

Depois, redigiu-se um regulamento proibindo, sob severas penas, a circulação de locomotivas que não tivessem trombeta a vapor, porque a tal apito, muito se parecia com uma trombeta.

A trombeta de vapor depois foi substituida pelo atual apito. Já em 1836 todas as locomotivas o usavam e em 1837, as máquinas dos primeiros trens que circulavam na França, na linha de Saint-Germain eram equipada com esses apitos.

Ouça alguns tipos de apitos.

Apito  

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Apito Curto  

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Apito Distante  

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Apito Longo  

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Apito de Partida  

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Apito Shay  

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Buzina  

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Buzina Alco  

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Vapor  

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Vapor Distante  

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