Search

Arte de recriar paisagens com ferrovias vem conquistando cada vez mais fãs

0 Flares 0 Flares ×

Uma paixão, que parece coisa de criança, vem conquistando um número de adeptos que não para de crescer: o ferromodelismo.

Parece brinquedo, mas é coisa de gente muito bem vivida. O ferromodelismo, a arte de recriar em miniatura as paisagens cortadas por ferrovias, vem conquistando uma verdadeira legião de fãs no Paraná.

Neste final de semana, os apaixonados pela brincadeira se reuniram para uma exposição no memorial de Curitiba. As paisagens recriadas geralmente saem da imaginação de cada um.

As ferrovias levam a qualquer lugar, inclusive aos desertos espalhados pelo planeta. Antônio Carlos Siqueira recriou uma estrada de ferro do final da Segunda Guerra Mundial.

Roberto Jordan é ferromodelista há mais de 40 anos. Recriou um cenário imaginário de uma estação ferroviária do final dos anos 50. Além do movimento, o trenzinho reproduz o som característico da Maria fumaça. Tudo controlado por meio de um complexo sistema eletrônico.

A falta de espaço em casa poderia se tornar um problema para um ferromodelista. Não para Luis Augusto Pelissom. Ele encontrou uma solução simples para quem deseja montar as maquetes sem precisar usar um cômodo inteiro.

Ferreomodelismo é na essência uma viagem no tempo. Com um metro e sessenta de largura e outros cinco de comprimento, uma maquete com riqueza de detalhes impressionante levou os visitantes à América do Norte, na metade do século passado. O autor da façanha é José Balan, ferromodelista desde 1988.

Como ele conseguiu criar o cenário perfeito? Juntando criatividade e o improviso.

José Balan é quem fez a maquete que está exposta no museu ferroviário de Curitiba. Para ele, montar ferrovias em miniatura virou uma filosofia de vida.

Um dos fundadores da Associação Paranaense de Ferreomodelismo e Memória Ferroviária, Ricardo Araújo, diz que a brincadeira é uma paixão também entre celebridades.

Outros famosos que gostam do negócio são o cantor Bruce Springsteen, o ator Tom Hanks e o ex-jogador de basquete Michael Jordan. Informações e dicas para quem gosta ou pretende entrar na brincadeira estão no site www.ferreomodelismo.org.br.

Fonte - Rádio CBN - Curitiba - Fábio Buchmann







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×