Search

Como pintar os trilhos de sua maquete

0 Flares 0 Flares ×

A pintura dos trilhos confere um excelente visual à maquete. É aconselhável fazer a pintura depois que os trilhos já se encontram assentados, especialmente no caso de trilhos flexíveis, pois isso evita que apareçam as falhas da pintura quando os dormentes se afastam da posição de repouso, principalmente nas curvas.

A pintura dos trilhos deve ser feita antes da confecção do cenário. Pode-se usar aerógrafo ou spray, na cor marrom, siena queimada ou cinza escuro. Aplique a tinta de cada lado dos trilhos, posicionando a lata de um ângulo baixo, de forma que somente as laterais dos trilhos recebam a tinta.

Mesmo que se tenha o maior cuidado durante a pintura, sempre um pouco de tinta atingirá a superfície dos trilhos. Não há porque se preocupar. Após uns 15 ou 20 minutos, retire a tinta da superfície com um paninho limpo. Caso algum local da tinta já tenha secado, umedeça o pano com thinner.

Outra forma de facilitar a retirada da tinta da superfície de rolamento é aplicar, antes da pintura, um pouco de óleo fino sobre a superfície. Faça isso com auxilio de um paninho enrolado no dedo indicador, tendo cuidado para não deixar o óleo atingir as laterais dos trilhos nem os dormentes. O óleo fino, se aplicado em pouca quantidade, ajudará a evitar a aderência da tinta na superfície.

Tenha especial cuidado nos AMVs, principalmente nas agulhas. Recubra-as com fita crepe antes da pintura. Depois, remova a fita e pinte aquela parte com pincel fino, cuidando para que a tinta não atinja as emendas e ligações das agulhas móveis.

Fonte - Revista Trens Modelismo - Edição 38



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×