Search

Conheça o trabalho da CA Modelismo e sua contribuição ao ferromodelismo

0 Flares 0 Flares ×

A CA Modelismo iniciou suas atividades em 2013, procurando preencher um nicho de mercado que era justamente a falta de construções na escala HO que tivessem como característica o mesmo acabamento daquelas encontradas no mercado americano e europeu quais sejam: peças pintadas, decoradas, levemente envelhecidas prontas para uso.

Até a entrada da empresa no mercado, a maioria das construções ditas artesanais ou eram caras ou simplesmente não vinham com o acabamento desejado, tendo o ferreomodelista que empregar muito de seu talento para melhorar o modelo.

A política da empresa é de fazer construções ao alcance do modelista sem grandes recursos para empregar no hobby – “então somos ligeiramente mais caros do que o fabricante nacional, mas bem mais barato do que os importados”, segundo Camila Garcia, proprietária da empresa.

Na CA cada edificação tem acabamento típico de uma peça de diorama, onde  o realismo em detalhes enriquecem os cenários nos quais serão colocadas. Muitas peças tem o mesmo aspecto daquelas feitas em laser e, não raro, as pessoas pensam que foi empregada tal técnica de construção.

A empresa procura quase nunca repetir uma edificação ou modelo, então o ferreomodelista saberá que está adquirindo uma peça exclusiva, mesmo porque as que, por ventura, se repetem, nunca são iguais em seu acabamento ou nos chamados “castings” que as compõem!

A CA utiliza somente poliestireno, epoxi e metal em suas construções – apesar de nunca lançarem mão da resina, exceto em um pequeno detalhamento ou outro como barris, caixas de relés, etc. Muitos dos chamados “castings” são fabricados na própria CA, como caixas, barris, sacos, etc, outros importados.

“Nossa maior inspiração são as construções do oeste americano. Sobretudo as das ferrovias de bitola estreita que cortavam o Colorado, Texas, etc ou, ainda, aquelas que eram encontradas nas montanhas do Kentucky, Virgínia, Tenesse, Pennsylvania e West Virginia.  Então grande parte de nossas construções são imitando madeira, mas isso não impede que, vez por outra, não venhamos a construir edificações imitando alvenaria, algumas delas em estilo europeu” comenta Camila.

Os produtos da CA são encontrados, atualmente, com exclusividade, na Rio Grande Modelismo e, por vezes  anunciados no Grupo Fechado do Facebook Minha Ferrovia. Pedidos especiais podem ser dirigidos a Renata Cossa da Rio Grande Modelismo.

A linha atual da CA  Modelismo inclui: construções ferroviárias de diversos tipos (barracões, gares, interior de gare com vala de manutenção, estações, postos, armazéns, torres de sinalização, etc.), construções de campo ou cidades pequenas, vagões fechados, vagões gôndolas, trolleys e cargas variadas.

Nas fotos alguns dos modelos já construídos pela CA Modelismo.




2 comentários para “Conheça o trabalho da CA Modelismo e sua contribuição ao ferromodelismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×