Você já imaginou um dia em controlar todas as locomotivas de sua maquete utilizando um único comando, sendo que cada uma possa trafegar com velocidade e sentido oposto no mesmo trilho ( sim, indo inclusive cada uma em sentido contrário, pronta para colidir frente a frente ) ?
Com esse sistema digital, é possível controlar em cada locomotiva a aceleração, velocidade máxima, desaceleração, luzes, gerador de fumaça, apito, sino, som do motor, engates. etc em qualquer momento e em qualquer local seu do circuito.
Toda a instalação elétrica de sua maquete pode ser realizada utilizando apenas um par de fios entre o controlador e os trilhos ( sem utilizar interruptores para cortar energia de trechos de linha, chaves reversoras, trilhos isolados, controle de AMV ( desvios ), sinais, etc e se quiser pode controlar tudo isso através de um.
Tudo isso tornou-se possível com a utilização do sistema digital, mais conhecido como DCC – Digital Command Control.
Como funciona
O sistema funciona através de um conjunto eletrônico que fornece para os trilhos uma voltagem constante de 14/16 V.
Em cada locomotiva, deve ser instalado um decoder ( Placa de Circuito Integrado miniaturizada ) para que a mesma funcione independentemente.
Esse decoder possui vários parâmetros de configuração que são programáveis pelo usuário, sendo que alguns já vem pré-programados de fábrica.
Para cada decoder será programado um endereço para que o mesmo responda as informações emitidas pelo controlador ex.: uma locomotiva a vapor será programada para ter endereço nº 1, a diesel n° 2, uma de manobras nº 5, uma elétrica nº 12 etc. ( dependendo do tipo do conjunto digital, pode-se programar até 9999 locomotivas ).
Digita-se então no controlador o numero da locomotiva que quer operar ( ex. nº 5 ) e a mesma já começa a responder aos comandos de velocidade, direção, luzes, etc. Repete-se o mesmo para as outras locomotivas e com o mesmo controlador V. pode operar todas as suas máquinas com velocidade, sentido, aceleração,luzes, etc. independentemente.
Opcionalmente, pode-se ligar cada acessório ( AMV, sinais, luzes, motores, etc. ) a um decoder para ser controlado digitalmente pelo mesmo ou outro controlador .
Componentes
A seguir será explicado como funciona cada componente de uma central digital.
Existem diversos sistemas à venda no mercado, sendo que alguns podem conter no mesmo aparelho o CONTROLADOR MANUAL ( ACELERADOR ), ESTAÇÃO DE COMANDO, ESTAÇÃO DE FORÇA ( BOOSTER ) e TRANSFORMADOR, e em outros esses componentes vem em unidades separadas ( pode-se comparar essa arquitetura como num sistema de som no qual ou você compra um receiver que vem incorporado um tuner, pré-amplificador e amplificador de força ou você compra tudo separado ).
– Controlador Manual ( Acelerador )
Tem a função de controlar na locomotiva a velocidade, direção, funções ( ex. luzes, gerador de fumaça, apito, sino, som do motor, engates, etc ) das locomotivas.
Também serve para programar todos os parâmetros individuais em cada locomotiva, tais como endereço, aceleração, frenagem, luzes, som, etc
Geralmente possuem um botão redondo no qual pode-se controlar a aceleração, diversos botões, dentre os quais f, f1, f2, f3 e f4 e alguns controladores mais sofisticados possuem um visor de cristal liquido no qual pode-se acompanhar e observar os parâmetros programados.
Pode-se utilizar e ligar um ou mais controladores na estação de comando.
– Estação de Comando
É o cérebro do sistema, onde toda a informação é processada. Recebe a informação do controlador manual e após processá-la envia para os decoders instalados nas máquinas ou acessórios. Nele também pode ser ligado um ou diversos controladores manuais.
– Estação de Força ( Booster )
Pode-se definir como sendo o amplificador do sistema de som. Sua função é amplificar o sinal emitido pela estação de comando para que o mesmo chegue aos decorders instalados. Quanto maior o número de decorders utilizados ( número de locomotivas, acessórios, AMV, sinais, etc ) maior deve ser a potencia deste booster.
Dependendo do tamanho do circuito e decorders utilizados, devido a limitação da potencia destas estações de força, pode-se e deve-se usar outras adicionais, dividindo-se o circuito em zonas independentes.
Alguns fabricantes acrescentaram neste equipamento diversas configurações, dentre as quais pode-se destacar:
a) Pode-se alterar a voltagem de saída dependendo da escala a ser utilizada;
b) Informação para a estação de comando quando ocorre curto circuito;
c) Proteção contra curto circuito, sobre carga de corrente ou térmica, desligando o aparelho automaticamente;
d) Funciona em DC ou AC ( sistema Marklin ).
– Transformador de Corrente AC/DC
É o um transformador de AC 120/220 V para 14/16 V DC.
Decoder
O decoder é o componente que recebe o sinal processado pela estação de comando. Existem dois tipos de decoder: o de locomotiva e de acessórios.
– Decoder de Locomotiva
Esse decoder irá receber ( pelo trilho ) o sinal processado pela estação de comando e responderá as informações do usuário, no que se refere a aceleração, direção, funções, etc.
Atualmente a maioria das locomotivas já são fabricadas com um encaixe tipo fêmea para que se instale o decoder ( sistema plug and play ) sendo necessário apenas remover a carcaça da máquina para poder ter acesso ao local de instalação.
Esse encaixe pode ser de 3 tipos, de acordo com a NMRA:
– Tipos de Plug
Esse encaixe pode ser de 3 tipos, de acordo com a NMRA:
a) pequeno com seis pinos ( geralmente utilizado nas escalas Z e N );
b) médio com 8 pinos ( utilizado nas escalas N, HO e G;
c) grande com 4 pinos (utilizado nas escalas G )
Deve-se verificar a posição correta da instalação do plug do decoder, pois caso seja instalado de forma invertida, a máquina não funcionará corretamente.
– Cores dos Fios
Caso a locomotiva não venha preparada para a instalação dos decoder ( com pino tipo fêmea ) pode-se instalar respeitando as cores de acordo com a norma da NMRA:
1) laranja: motor;
2) cinza: motor;
3) vermelho: alimentação do trilho;
4) preto: alimentação do trilho;
5) azul: comum das luzes;
6) amarelo: luz traseira;
7) branco: luz dianteira;
8) verde: acessório opcional;
Alguns decoders possuem um fio roxo, para a ligação de um outro acessório.
– Decoder para Acessórios
Esse decoder irá receber o sinal processado pela estação de comando e responderá as informações do usuário no que se refere ao controle de todos os acessórios elétricos da maquete tais como AMV ( desvios ), sinais, semáforos, luzes, motores, bloqueio de linha, etc.
Existem diversos tipos de decorder conforme o acessório a ser ligado:
1) acionar luzes e motores ( sinal continuo );
2) AMV e semáforos ( sinal de pulso ) ;
3) detetores magnéticos ou ópticos de locomotivas instalados no circuito para bloqueio de linha;
Compatibilidades
Algumas locomotivas com decoder podem rodar no sistema analógico DC mas não se pode utilizar as funções, que só podem ser comandadas digitalmente
Pode-se então fazer a transição de um sistema analógico para um digital por etapas, utilizando em uma maquete os dois sistemas simultaneamente, isolando os dois pólos dos trilhos entre os dois sistemas.
Gostei muito do artigo,
Os decoders vem junto com kit de controle DCC que vemos nas lojas? Ou temos que comprar separadamente? É caro?
Esse sistema serve para os modelos de trem metropolitano da frateschi?
TENHO DUVIDAS TENHO 3 LOCOMOTIVAS DESDE EPOCA DA FRADECCHI TENHO QUE COMPRAR 1980 TENHO QUE COMPRAR JUNTO COM DCC /DECODER PARA AS MAQUINAS FUNCIONAREM .