Search

Copiando rochas da natureza para sua maquete

0 Flares 0 Flares ×

Fazer rochas em gesso não é muito difícil. Requer bastante paciência — mas isso é um requisito básico para ser ferromodelista.

O primeiro passo é escolher a rocha que se deseja copiar, e adquirir o látex ou silicone para fazer o molde.

Se escolher silicone, use o de cor verde, por ser mais flexível. Despeje o silicone sobre a rocha a ser copiada, formando uma camada de 4 a 5 mm de espessura.

É necessário fazer um reforço com tela de nylon, para evitar que o molde se parta com o manuseio, e permitir inúmeras cópias em gesso.

Essa tela de nylon deve ficar coberta com uma camada de uns 2 mm de silicone. Espere 24 horas, e o molde estará pronto para o uso.

Fazer o molde em látex é muito mais demorado, além da dificuldade de adquirir a matéria-prima. Como o látex é muito menos viscoso que o silicone, é necessário que se aplique cerca de 25 camadas, com intervalos de aproximadamente 12 horas entre elas.

Estas camadas devem ser aplicadas com pincel, preenchendo todas as cavidades da rocha. Entre as vantagens, o molde não necessita da tela para reforço; é mais flexível; e não necessita que a peça a ser copiada seja plana.

Feito o molde, é hora de preparar o gesso e derramá-lo sobre ele. Para isso, prepare uma caixa de madeira ou papelão de aproximadamente 20 x 20 x 5 cm — os moldes não devem exceder uma área de 300 cm2 — e encha com areia. Acomode o molde na areia, dando a forma desejada, e despeje o gesso.

Espere secar, e a rocha está pronta para ser colocada na maquete.

Lembre-se de retirar todas as impurezas da rocha a ser copiada, para evitar que se misturem com o silicone ou látex.

Após usá-lo, o molde deve ser lavado, retirando-se todo vestígio de gesso. Não use escova, para não deformar as quinas vivas do molde, pois ficam muito delgadas e podem se partir com o atrito.

Fonte – Site VFCO – Centro-Oeste – Ferromodelismo, Trens e Ferrovias do Brasil







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×