Search
Um excelente dica para criar lindas Árvores com espuma para sua maquete

Criando Árvores de Espuma para sua Maquete

0 Flares 0 Flares ×

A técnica para modelar árvores mostrada nesta dica, possui um resultado muito bom quando aplicada em sua maquete, apesar de  um pouco trabalhosa, mas vale a pena tentar.

Materiais necessários:

  • Espuma
  • Cola em Spray para artesanato.
  • Tinta para Tecido para tingimento – 3 tons de verde (escuro, médio e claro).
  • Tinta em Spray para os troncos – cor areia e marrom escuro, médio e claro.
  • Arame fino.
  • Papel Crepon marrom para encapar os troncos (podem ser pintados ao invés de se utilizar o papel).
  • Palha de Aço para cozinha (Bombril ou similar).
  • Um liquidificador de cozinha ( para picar a espuma).
  • Um plástico grande  (base para secar o tingimento).

1º – Pique a espuma em pedaços pequenos e depois coloque-a em pequena quantidade no liquidificador. Faça esse procedimento verificando sempre se o liquidificador não está superaquecendo. Deixe a espuma ficar quase moída.

2º – Após picar uma quantidade suficiente, prepare uma tigela rasa com um pouco de Tinta para Tecidos na cor Verde Escuro. Adicione um pouco de água na tigela, mais ou menos 2 dedos de um copo de 250ml. Mexa até a tinta ficar um pouco diluída. Se tinta ficou muito diluída, adicione um pouco mais de tinta.
Coloque na tigela uma quantidade de espuma suficiente para que ela fique bem encharcada com a tinta diluída. Espere mais ou menos uns 5 minutos antes de tirar a espuma.

3º – Coloque a espuma tingida sobre o plástico para secar. Isto pode demorar de 1 a 3 dias, de acordo com a temperatura. Evite colocar no sol, pois isto poderá desbotar um pouco o seu tingimento. Espalhe a espuma de forma que uma não fique sobre a outra, para facilitar a secagem.

Repita os passos 2º e 3º para as três cores de verde: escuro, médio e claro.

4º – Enquanto a espuma seca, você poderá trabalhar nos troncos. Você poderá utilizar um graveto seco  ou modelagem com arames. Para modelar com arames finos: corte vários pedaços de arame com o comprimento de 25 cm. Junte-os até formar um círculo de mais ou menos 5 mm ou 7 mm. O diâmetro do tronco dependerá do tipo de árvore que deseja modelar.
Com todos os fios juntos, comece a torce-los de baixo (raiz da árvore) para cima (copa da árvore) até atingirem a altura do tronco que ficará exposto (+/- 5,0 cm).

Após esta medida, comece a distribuir o tronco em feixos menores de arames, iniciando assim os galhos da árvore.

Vá diminuindo a quantidade de arame nos feixos até chegarem a copa da árvore (entre 8 cm e 12 cm).

5º – Com o tronco modelado, você poderá adicionar nos galhos mais entrelaçados um pouco de palha de aço para cozinha (tipo Bombril). Esta palha de aço dará volume a sua árvore, economizando na quantidade de espuma a ser colocada. Expanda um pouco a palha de aço antes de colocá-la na árvore.

6º – Pinte o tronco e os galhos da cor que desejar, para isto você deverá utilizar uma tinta para metais, como: Tinta em Spray, Tinta a Óleo, Esmalte fosco, etc.

Espere a tinta do tronco secar antes de ir para o 7º passo.

7º – Quando as espumas, tingidas com os três tons de verde, estiverem seca, você poderá iniciar a cobertura das folhas. Pegue a cola em spray e pulverize a parte que receberá as folhas.

a) Comece colando as espumas tingidas com o verde escuro, fazendo uma boa cobertura da área.
b) Pulverize novamente com a cola spray e adicione um pouco da espuma tingida com o verde médio, devendo cobrir aproximadamente 60% da área total, podendo ficar com espaços entre uma espuma e outra.
c) Pulverize novamente com a cola spray e adicione um pouco da espuma tingida com o verde claro, devendo cobrir aproximadamente 30% da área total, podendo ficar com grandes espaços entre uma espuma e outra.

8º – Dê os acabamentos finais que achar interessante para trazer mais realismo a sua árvore. Ela já está pronta.




3 comentários para “Criando Árvores de Espuma para sua Maquete

  1. Ricardo

    Obriado amigo!
    Quando eu moía a espuma, nunca ficava bem fina, mas agora com toda essa explicação, vou conseguir fazer um trabalho melhor.
    Abraço@

  2. Jose Moreno

    Boa noite

    Gostaria de saber se existe alguma espuma especial para triturar e se voce coloca agua no liquidificador para poder triturar
    Abraço

  3. Thomas Eckert

    Eu bato a espuma com tinta sem diluir direto no liquidificador, isso faz com que a tinta seque mais rápido, consigo utilizar a espuma assim que tiro do liquidificador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×