Search

Curitiba realiza a 2ª Mostra de Modelismo Ferroviário

0 Flares 0 Flares ×

A Associação Paranaense de Ferreomodelismo e Memória Ferroviária (APFMF) realiza nos dias 30 de abril (sábado), das 9h às 18h, e em 1º de maio (domingo), das 9h às 15h, a II Mostra de Modelismo Ferroviário de Curitiba, no Memorial de Curitiba, na capital paranaense. Um dos destaques será a oficina de instalação de decoder – dispositivo eletrônico que transforma uma locomotiva analógica da Frateschi em digital. A tecnologia consegue programar velocidade inicial, aceleração, frenagem e inércia das composições, som e timbre do apito e do motor, luzes principais e auxiliares, entre outras ações.

Com entrada gratuita, o evento espera receber mais de três mil pessoas, de diversas faixas etárias. Segundo o vice-presidente da APFMF, Luís Augusto Pelisson, a II Mostra de Modelismo Ferroviário de Curitiba é referência para o modelismo ferroviário nacional. “Reunimos durante o encontro projetos com excelente nível de qualidade. Também colaboramos com o desenvolvimento técnico da área, apresentando novas tecnologias para o hobby. O objetivo da ação é difundir o modelismo e a memória ferroviária”, comenta.

Durante o encontro serão expostas maquetes de diferentes tamanhos, além de locomotivas e vagões de variadas escalas. O público terá a oportunidade de apreciar os trabalhos de dioramas – demonstração tridimensional, realista, de locais por onde o trem passa ou passava-, projetados por modelistas convidados de todo o país.

Para os pequenos, a ‘Maquete das Crianças’ será um grande atrativo. Na ferrovia, será possível operar locomotivas e vagões. O espaço é um estimulo para meninos e meninas desenvolverem a paixão pelo modelismo ferroviário.

O grande destaque da II Mostra de Modelismo Ferroviário será a condução de locomotivas na maquete modular da APFMF controladas por bluetooth por meio de qualquer aparelho celular. A tecnologia funciona com o uso de um aplicativo instalado e permite controlar a aceleração, luzes e apitos, individualmente, de cada composição.

“Além de expor as mais recentes tecnologias do ferreomodelismo, durante a Mostra, nas oficinas, será possível aprender como instalar o decoder que, na verdade, é um ‘nano’ sistema nas locomotivas Frateschi. O minúsculo dispositivo eletrônico vai muito além do que simplesmente transformar uma locomotiva de analógica para digital. É realmente um verdadeiro computador, permitindo programar diversos parâmetros como velocidade inicial, fator de aceleração, fator de frenagem e inércia da locomotiva, som e timbre do apito e do motor, luzes principais e auxiliares, entre outras ações. O realismo de operação de uma locomotiva com esse dispositivo é impressionante”, explica Luiz Augusto Pelisson, vice-presidente da APFMF.

A programação terá exposição fotográfica com 40 imagens históricas de trens. Além de palestras e workshops, todos com formato participativo e com o propósito de especializar os ferreomodelistas. Os cursos serão ministrados por participantes que irão expor as novas tecnologias e produtos disponíveis para o hobby.

A II Mostra de Modelismo Ferroviário de Curitiba tem o apoio de empresas que estão diretamente ligadas ao modal ferroviário do Brasil, como a Frateschi Trens Elétricos e a BodeBrown, idealizadora do BeerTrain, que proporciona degustação de cervejas selecionadas durante um passeio de trem por uma das mais marcantes paisagens do Paraná.

O EVENTO:
II Mostra de Modelismo Ferroviário de Curitiba
Data: 30 de abril e 1º de maio
Horário: das 9h às 18h, no dia 30/4 e das 9h às 15h, no dia 1/05
Local: Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79, Largo da Ordem)
Entrada: gratuita

Veja o Convite para o Evento:

2-mostra-curitiba




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×