Search

Hobbytec é uma referência na fabricação de miniaturas artesanais

0 Flares 0 Flares ×

A Hobbytec se dedica a fabricação de miniaturas artesanais em escala de veículos rodoviários e ferroviários brasileiros. Atualmente a empresa fabrica modelos na escala 1:87, destinados a maquetes de ferreomodelismo, maquetes em geral, ou para coleção.

A história da Hobbytec começou, quando três amigos de Curitiba, Fernando, Gilso e Luciano, começaram a Hobbytec em 2007, com o intuito de se tornar uma opção aos ferreomodelistas e colecionadores de miniaturas, oferecendo produtos que há muito tempo eram desejados, mas não estavam disponíveis no mercado.

Os três começaram oferecendo modelos diferenciados, retratando protótipos das ferrovias brasileiras, bem como modelos de caminhões e ônibus na escala HO (1:87).

No começo não foi fácil, pois sem conhecimento aprofundado dos materiais usados para reprodução e sem ajuda de quem já trabalhava no ramo, a Hobbytec enfrentou alguns problemas. Uma grande ajuda veio através do Marcelo Lordeiro, da MR Custom Service, o qual indicou alguns produtos que são usados até hoje.

O primeiro modelo fabricado foi a carcaça da locomotiva G12, na versão conhecida como “espartana”, popular na RFFSA. Mais tarde vieram as demais variações da G12 existentes no Brasil, totalizando quatro modelos distintos.

Inicialmente era fabricada também uma ampla variedade de modelos de caminhões e carretas, além de um ônibus. Tudo em escala 1:87 e sempre retratando protótipos brasileiros. Entre os modelos de caminhões havia o FNM, Ford F600, vários modelos da Mercedes-Benz e Scania, etc. O FNM chegou a ser produzido também na escala 1:50.

Porém, confeccionar essas miniaturas com interior, pintura e farto detalhamento demandava um imenso trabalho, impossível de ser feito por apenas três pessoas, as quais não podiam dedicar seu tempo integralmente a esse trabalho. Como consequência, o trabalho começou a se acumular, as entregas começaram a atrasar muito e foi precioso chegar a uma decisão complicada: tirar do ar o site da Hobbytec e deixar de aceitar novas encomendas até conseguir entregar tudo o que havia acumulado. Esse tempo serviu também para repensar a empresa e determinar o que seria viável produzir de forma artesanal, sem enlouquecer…

Assim, poucos meses depois, a Hobbytec retornou, mas desta vez focada apenas na produção de carcaças de locomotivas e vagões na forma de “kits” sem pintura, os quais devem ser finalizados pelo comprador. A decisão de parar de fabricar as miniaturas de caminhões e ônibus foi a solução encontrada para continuar com a empreitada, mas nada impede que no futuro, conforme outras perspectivas forem surgindo, essa produção retorne.

Hoje a Hobbytec tem em seu catálogo 11 modelos de carcaças de locomotivas: 4 modelos de G12, 2 modelos de GL8, RSD8, G22U, B12 e GT26MC. Produz também dois modelos de vagões gôndola que foram desenvolvidos pelo modelista Rauli Luciano e está continuamente desenvolvendo novos projetos.

Os modelos são produzidos de forma artesanal, utilizando resina especial de alta qualidade e resistência. Todos os modelos são desenvolvidos a partir de plantas e medidas originais, retratando com precisão todos os detalhes e buscando fidelidade total à escala.

Devido ao fato das miniaturas serem produzidas artesanalmente, não existe um estoque de modelos, pois toda a produção é dedicada a atender as encomendas, não sobrando tempo para produzir mais peças. Dessa forma, o prazo para a produção do modelo é informado ao comprador via correio eletrônico ou telefone após a confirmação do pedido. Tal prazo normalmente gira em torno de 10 a 30 dias.

A escala HO é a escala mais usada mundialmente em maquete de ferreomodelismo (ou modelismo ferroviário). Nessa escala, os modelos estão numa proporção de 1:87, ou seja, 87 vezes menores do que o protótipo real. Apesar de ser uma escala surgida em função das maquetes ferroviárias, a praticidade das dimensões reduzidas das miniaturas em HO faz com que em muitos países, especialmente nos europeus, sejam comuns as coleções dedicadas exclusivamente a modelos de caminhões, automóveis, tratores e outros veículos rodoviários.

Os produtos da Hobbytec estão disponíveis através do seu site, por meio do qual é possível consultar os preços e fazer as encomendas: http://www.hobbytec.com.br/

Em sua página do facebook são divulgados os lançamentos e publicadas muitas fotos de modelos finalizados pelos compradores, além de ser um meio de contato e troca de ideias com os modelistas: https://www.facebook.com/Hobbytec-Modelismo-1581438562120213/timeline/?ref=ts

Conheça algumas das novidades da Hobbytec através das imagens abaixo:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×