Search

II Encontro de Ferreomodelismo de São Carlos recebe visitantes de várias cidades

0 Flares 0 Flares ×

A Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Pró-Memória de São Carlos, com o apoio do Grupo São-Carlense de Ferreomodelismo (Gruscfer), realizou no final de semana (20 e 21) o II Encontro de Ferreomodelismo de São Carlos.  O objetivo foi reunir os ferreomodelistas da cidade e região através de exposições de maquetes, modelos e dioramas, além da exibição de fotografias sobre a ferrovia em São Carlos. O encontro também divulgou o ferreomodelismo por meio do intercâmbio com as diversas associações voltadas à modalidade.

Participaram ferreomodelistas de São Carlos, da Associação de Bebedouro, Associação Araraquarense, Associação Paulinense e da Associação de Preservação Ferroviária e Ferreomodelismo de Bauru.

A empresa Frateschi, única empresa fabricante de miniatura de trens na América Latina e que fez o seu primeiro encontro de ferreomodelismo em 1997 com o intuito de aproximar o público amante desse hobby, também esteve presente no II Encontro de Ferreomodelismo de São Carlos.

No total, foram expostas 30 maquetes que encantaram o público pela beleza e nostalgia, reproduzindo fielmente a história da ferrovia no Brasil e no mundo. A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e a Fundação Pró-Memória também montaram stands para a divulgação do trabalho e a venda de produtos. O Posto Castelo, um dos patrocinadores do evento, montou um restaurante no local para atender aos participantes o público em geral.

Para o prefeito Oswaldo Barba, que estava acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, e dos três netos, o encontro é importante para a cidade porque, além da divulgação do hobby conta parte da história da nossa cidade. “É um programa para toda a família, com modelos e maquetes perfeitas e com animação, atrações suficientes para empolgar crianças, jovens e idosos”.

De acordo com a diretora presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, o aumento foi significativo com relação ao número de expositores. “É impressionante como o evento cresceu. Hoje, temos o dobro de maquetes e participantes de várias regiões do estado, além do número de visitantes que ultrapassou duas mil pessoas”.

O representante do Gruscfer, Ocimar Carlos Prata Vieira, também avaliou que o segundo encontro foi bem maior com relação ao primeiro. “No primeiro, tivemos aqui 12 maquetes e nessa edição chegamos a 30. Para o próximo encontro pretendemos expor aqui mais de 40 maquetes, já que com o apoio da Prefeitura, da Fundação Pró-Memória, conseguimos realizar um evento muito bem organizado e com a grande participação popular”.

Para Adelino Cravero Júnior, morador de São Carlos, esse tipo de evento é muito importante não só para os aficionados, mas para toda a população. “Visitei o primeiro encontro e agora retornei porque tinha certeza que iria encontrar réplicas perfeitas e que contam a história das nossas ferrovias”.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×