Search

Maquete ferroviária do Museu Vale é reaberta à visitação

0 Flares 0 Flares ×

Com iluminação e pintura novas e todas as peças revitalizadas, a maquete ferroviária do Museu Vale está novamente aberta à visitação. Ela faz parte do acervo permanente do museu de história ferroviária, que fica localizado em Vila Velha, no Espírito Santo.

Com 34 m² de área, a maquete é considerada a maior do Brasil em termos de protótipo projetado para representar uma ferrovia específica. Ela apresenta elementos ligados à Estrada de Ferro Vitória a Minas, tais como mina, porto e instalações industriais ao longo da via férrea. Sobre 101 metros lineares de trilhos, correm carros de passageiros e vagões de cargas diversas, puxados por algumas das máquinas mais representativas da EFVM: G12, G16, DDM, Dash-8 e Dash-9.

O responsável pela revitalização da maquete – que durou um ano e oito meses – foi o ferroviário aposentado José Severiano da Silva Filho, que também fez parte de sua construção. Na época, em 1998, três antigos ferroviários trabalharam cerca de 2 mil horas usando os mais diferentes materiais, tais como fios, cimento, argamassa, gesso, pó de brita, cola, serragem e isopor, entre outros. Nela foram inseridas 740 árvores, 370 bonecos, 103 postes de iluminação, 80 casas e 30 sinais ferroviários, tudo na escala 1:87 HO (escala usada para indicar miniaturas que são 87 vezes menores que o original).

Visite
O Museu Vale fica na Antiga Estação Pedro Nolasco, s/n e funciona de terças a sextas, de 8h às 17h; e aos sábados e domingos, de 10h às 18h.​




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×