Search
O Decálogo do Ferromodelismo

Os 10 Mandamentos do Ferromodelismo

0 Flares 0 Flares ×

I – Seja exigente consigo mesmo, fazendo hoje melhor do que ontem.

II – Não tenha pressa de ver tudo pronto num minuto.

III – Seja um observador persistente. Preste atenção em tudo o que vê. Não deixe que o mundo desabe à sua frente, sem que você perceba.

IV – Nunca faça algo de novo em sua maquete sem, antes, pensar, pensar e experimentar.

V – Nunca trabalhe com ferramentas inadequadas, sujas, sem corte etc. Prepare antes as suas ferramentas, bem como o local de trabalho.

VI – Quando terminar o trabalho, limpe as ferramentas, pincéis etc., e guarde tudo novamente nos seus lugares.

VII – Nunca forme trens com vagões e locomotivas incompatíveis entre si.

VII – A velocidade dos trens também deve estar em escala.

IX – Preocupe-se em sair e parar os trens lentamente. Diminua a velocidade ao passar por pátios e estações.

X – Cuide bem do seu equipamento. Mantenha-o em ordem, limpo, bem guardado, lubrificado etc. Ao menor sinal de irregularidade, procure solucionar o problema de forma lógica. Um diagnóstico preciso das causas deve ter:

  • Levantamento dos sintomas;
  • Análise e ordenação das diversas possibilidades, por ordem decrescente de probabilidade;
  • Ataque ao problema, de acordo com a ordenação anterior, constatando o defeito antes de partir diretamente para o conserto.




5 comentários para “Os 10 Mandamentos do Ferromodelismo

  1. Samuel Vieira Falcão

    Estou iniciando no ferromodelismo e a paixão já está grande, essas dicas tem sido de grande valia. Tenho comprado a maioria dos produtos pela internet, tendo em vista que em minha cidade não existem lojas especializadas, então muito material acabo comprando sem conhecer e sem orientações maiores.

  2. Rogerio Castegliani

    Gostei das dicas, e é a mais pura realidade. Sou um amante do ferromodelismo e hoje passo para meus netos esse amor por um hobby que adoro. Parabéns pelo web site. Rogério Castegliani – São Paulo – SP

  3. oswaldo camara

    excelentes dicas valeu mesmo realmente e difícil construir uma maquete pois a cada dia vão surgindo ideias novas e preciso ter direcionamento valeu mesmo

  4. ROBERTO

    Amei este site…estou começando agora o Ferromodelismo e, este 10 mandamentos do Ferromodelismo meu ajudou muito. Gostaria de aproveitar e perguntar, tenho um XP100, adquirido recentemente nas lojas americanas, meu sonho, sera que posso com ele começar um ferromodelismo, ou melhorar ele?

  5. Eder Adriano

    Olá pessoal na real eu não sei nada de ferromodelismo mas sou um apaixonado por locomotivas e vagões. Estou procurando entrar nesse mundo e a caçar minha primeira locomotiva .Se alguém puder entrar em contato e me ajudar .agradecido

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×