Search

Passatempo Hobbies e Modelismo completa 10 anos e tem vagão comemorativo.

0 Flares 0 Flares ×

Como parte das comemorações pelos 10 anos da Passatempo Hobbies e Modelismo, a empresa encomendou junto a Frateschi a produção limitada de vagão comemorativo.

Uma das lojas mais tradicionais do país e com sede em Curitiba – PR, tem uma bela história de vida e parte dessa história foi contado por seu proprietário/fundador, o sr. Celso Domingos Navarro ao Portal de Ferromodelismo Brasil.

Navarro nos contou que em 1995 havia deixado de trabalhar mercado profissional de Turismo e estava decidido a ter seu próprio negócio.
Após o estudo de diversas atividades e uma delas era a loja, mas a família achou muito arriscado. Em virtude disso, abriu uma oficina especializada em embreagens de primeiro mundo. Como costuma dizer Navarro, “abri um negócio de gente grande”.

No ano de 2000, em virtude de uma série de dificuldade financeiras e após passar pelas dificuldades de um divórcio, Navarro deixou a cidade de São Paulo e voltou a morar em Curitiba, onde havia morado na ocasião em que trabalhou no Banco Itaú entre os anos de 1976 a 1981.

Na bagagem, Navarro trouxe a representação de uma empresa de cosméticos, por influência de seu filho cujo primeiro emprego foi na Alfa Parf, empresa Italiana desse segmento.

No começo houve o gosto pela ideia, afinal, vaidade feminina de baixo custo, vendia bem, mas a dificuldade nos recebimento pela venda dos produtos vendidos provocou um certo desânimo.

“Particularmente, estava de saco cheio…, vendi a distribuidora a uns vendedores, e resolvi abrir a loja, um sonho desde os 18 anos”, relata Navarro.

Como todo o capital financeiro estava nos salões para os quais tinham sido vendidos diversos produtos, Navarro pegou sua coleção com uns 200 kits, diversos trens,importados e nacionais, e com cara, coragem e apoio da atual esposa e família. “Comprou umas prateleiras de aço, usadas, sujas de óleo, lavei com thinner, pintei, e montei a pretensa loja, em espaço de 30 m², consegui da prefeitura um espaço na Praça da Espanha, na área de colecionismo, então tocava na praça e a loja”.
Iniciando a realização de seu sonho, surgiu um grande parceiro e amigo, o Sr. Sandro, especializado em Hot Wheels, customizados, que teve a ideia de fazer com Navarro, algumas exposições para comercializar e trocar die cast.

Navarro então resolveu participar de todos os eventos possíveis para divulgar a loja. “Dai apresentamos a loja no Evento do GPPSD em São Paulo no PAMA, Parque de Material Aeronáutico de São Paulo, em Santana, em junho de 2005. Pronto só vieram alegrias, tudo caindo no meu colo, é isso mesmo.” conta com satisfação o proprietário da Passatempo HM.

“Na Praça da Espanha, me aparece um cliente, amigo até hoje, com uma coleção de trens Marklin, enorme, não podia comprar, não tinha grana, liguei para o parceiro Jorge, da Jorge Trens e compramos juntos, foi o empurrão que a loja precisava.”

Depois disso, Navarro e Sandro conquistaram a administração da Feira de Carros Antigos de Curitiba, um trabalho árduo, de segunda a segunda, mas com isso favorecendo a divulgação da loja e os negócios foram acontecendo de forma natural.

Veio então a necessidade de ampliação da loja, que passou para uns 50 m².

A parte de trens crescia, coleções vinham e iam, o mesmo nos kits de plástico.

Evento atrás de evento, Navarro ajudou a organizar dois clubes de plastimodelismo em Curitiba e organizar o primeiro encontro de ferromodelismo que foi realizado no ano de 2007, tendo como local a própria loja.

Depois disso, o Sr. Adonai, diretor de marketing da Serra Verde Express, resolveu patrocinar o evento, outra parceria foi fechada e com orgulho o encontro de ferromodelismo de Curitiba, em 2015, chega a sua 6ª edição, tendo sempre o patrocínio da Serra Verde.

Conta Navarro que, “infelizmente uma tentativa de parceria com a Associação de Ferromodelismo de Curitiba, não vingou. Na minha opinião, o hobby perde com isso, mas faz parte de tudo, vida e negócios”.

Conforme Navarro, em sua opinião cabe aos fabricantes, apoiarem os lojistas e estes aos clubes e aos clubes a divulgação e capitação de novos adeptos ao Hobby, seja ele qual for.”Por isso minha militância em eventos vem desde 1985 quando organizei o primeiro evento do GPPSD aberto ao público com entrevista no programa da jornalista e apresentadora Marília Gabriela”, finaliza Navarro.

Com dezenas de entrevistas no Paraná na RPC, Band, Rede Massa, Record, Educativa, Gazeta do Povo, Paraná Hoje, e outros veículos de comunicação, Navarro busca sempre divulgar o hobby do ferromodelismo e outros modelismos, e como costuma dizer, “por tabelinha ganhar novos clientes”.

O site da Passatempo HM (www.passatempohm.com.br) nasceu primeiro de forma institucional, depois se tornou uma loja virtual (e-commerce) foi desenvolvido e é gerenciado pelo Guilherme Nunes Navarro, técnico na área de TI e filho do Sr. Navarro.

“Nosso foco, está sempre voltado a novos, os antigos, via de regra, querem comprar lá fora, mas isto é outra história. Este mês completando 10 anos, olho para as prateleiras, lotadas com 3000 caixas, centenas de itens de trens, nota fiscal eletrônica, marca registrada, site ainda que precisando de maior agilidade em colocar os produtos no ar, e a loja hoje tem 80 m² e anos de atividade no Mercado Livre, tenho muito orgulho” , finaliza Navarro.







01 comentário para “Passatempo Hobbies e Modelismo completa 10 anos e tem vagão comemorativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×