Search

Santa Maria realiza a I Mostra de Ferreomodelismo

0 Flares 0 Flares ×

A cidade gaúcha de Santa Maria receberá nos dias 8 e 9 de novembro a I Mostra de Ferreomodelismo, que acontecerá no Arquivo Histórico Municipal. O evento terá entrada franca e reunirá amantes deste hobby de várias cidades do Rio Grande do Sul. Durante o período de 5 a 7 de novembro, a mostra também será aberta apenas para a visitação de escolas

 O ferreomodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.

 De acordo com Luciano Coimbra, vice-presidente da associação, são esperados ferreomodelistas de Porto Alegre, Candelária, Ijuí, São Leopoldo, São Vicente do Sul, São Gabriel e Frederico Westephalen. “Vamos expor sete maquetes de ferreomodelismo, sendo a da antiga Escola da Rede Ferroviária Federal a estrela principal, pois foi construída na década de 1980 e restaurada pelos ferreomodelistas da associação”, afirma Coimbra. “Ainda teremos exposição de locomotivas, vagões e dioramas de diversas Estações Ferroviárias do Rio Grande do Sul e de prédios históricos como a vila Belga e a Escola de Artes e Ofícios, ligados à Viação Férrea do Rio Grande do Sul, além de uma exposição fotográfica de pontes ferroviárias gaúchas’, completa.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×