Search

Tablado Suspenso, uma grande solução para a falta de espaço

0 Flares 0 Flares ×

Um dos grandes problemas ao montarmos uma maquete é o espaço disponível, por isso estamos publicando essa dica que poderá ser de grande utilidade, pois sua maquete terá a possibilidade de ser suspensa quando não estiver sendo usada, proporcionando com isso, o melhor aproveitamento de espaço.

Fazer a estrutura para a suspensão já é praticamente um projeto a parte, com alguns desafios e um pouco de trabalho duro, principalmente se você não tiver grandes habilidades como marceneiro e as coisas são um pouco mais difíceis quando se tem que fazer algo que não se conhece muito bem, envolve aprendizado e paciência.

Vamos começar relacionado a lista de materiais que serão usados no projeto:

Materiais:

  • 12 Roldanas de plástico
  • 12 Buchas S8 com parafuso em olhão
  • 4 Ganchos de rede
  • 30 metros de corda
  • 1 chapa de compensado de 15mm.
  • 2 sarrafos 4,5×2 cm mais ou menos.
  • 2 Cavaletes de madeira
  • Parafusos para madeira
  • Cola de madeira
  • Guincho manual

As quantidades relacionadas nessa lista, são apenas para exemplificar, pois cada um pode ter uma necessidade diferente, não tome isso como imprescindível, apenas como referencia, utilize o melhor para a sua realidade.

Algumas explicações:

a) – Neste projeto exemplo, usaremos 12 roldanas para reduzir o esforço tanto nas roldanas como também o peso na hora de levantar a maquete, mas poderá ser feito com 8, é importante comentar que, com roldanas a mais, aumenta o curso da corda, o que torna um pouco difícil prende-la depois que a maquete está suspensa, em virtude disso, neste projeto colocaremos o guincho.

b) – Os sarrafos são para reforçar a lateral do tablado, para evitar que ele empene, então as medidas são as que derem para fazer um quadro em torno do tablado.

c) – Os cavaletes servem para apoiar o tablado quando for trabalhar nele, assim não vai ficar balançando, e podem ser compradas em lojas de materiais de construção ou que vendam madeira ou montado por você mesmo.

d) – Na fixação do sarrafo para fazer o quadro passe a cola e parafuse o sarrafo, com isso, a estrutura ficará bem firme. Para facilitar um pouco, faça um furo guia usando uma broca fina com a furadeira, isso vai facilitar bastante na hora de colocar o parafuso (Imagem 01).

Figura 01 - Cavaletes para apoiar o tablado quando for trabalhar nele.

Imagem 01 – Cavaletes para apoiar o tablado quando for trabalhar nele.

Então, mão à obra…

Chapa de compensado: Você deve cortar a chapa de compensado na medida desejada, e indicamos que seja uma chapa com 15mm de espessura (Imagem 02).

Imagem 02 - Compensado cortado na medida desejada

Imagem 02 – Compensado cortado na medida desejada

Veja como posicionar o quadro com sarrafos para que o compensado não empene quando estiver suspenso (Imagem 03).

quadro2

Imagem 03 – Reforço feito com sarrafo.

Ganchos fixados no teto, neste caso foram usadas duas por ponto, já que foram usadas duas roldanas em cada lado (Imagem 04).

Imagem 04 - Ganchos fixados no teto

Imagem 04 – Ganchos fixados no teto

Fixação lateral do tablado, como pode ser visto na imagem 05, foi utilizado ganchos de rede na lateral do tablado e fixado com gancho da própria roldana.

Imagem 05 - Gancho e a Roldana Inferior

Imagem 05 – Gancho e a Roldana Inferior

Finalmente o tablado suspenso, dá um pouco de trabalho mas atenderá em muito sua necessidade de liberar espaço (Imagem 06).

Imagem 06 - Visão do Tablado Suspenso.

Imagem 06 – Visão do Tablado Suspenso.

Para levantar a maquete utilize o guincho manual (Imagem 07), você encontrará em casas de ferragens diversos modelos, um detalhe é que de acordo com o modelo e a posição, você terá também de providenciar uma chapa de aço em formato de “L” e montar o guincho de lado, senão a manivela iria bater na parede.

Imagem 07 - Guincho para auxiliar na movimentação da maquete.

Imagem 07 – Guincho para auxiliar na movimentação da maquete.

Dica de Leandro A. Julio




01 comentário para “Tablado Suspenso, uma grande solução para a falta de espaço

  1. Murilo Fernandes Coutinho

    Muito maneira a dica. Meu grande problema sempre foi falta de espaço. A partir desta semana vou me empenhar no desenvolvimento desse projeto, depois mando as novidades e como eu me saí. Espero contar com a ajuda de voces em uma ou outra dica. Abraços e parabens pelo site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×